segunda-feira, 16 de março de 2009

Saudade

Tinham-me alertado que o pior período que iria passar aqui em Angola, seria entre o mês e meio e o segundo mês de permanência, pois seria nesse período que as saudades bateriam mais forte.
Mas afinal o que é saudade?
Segundo a Wikipédia, “descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor “.
Eu julgava que já tinha sentido saudades de alguém. E tinha, principalmente de entes queridos já falecidos, mas esses, eu sabia que não os poderia rever (na prática, porque na teoria já é diferente).
Mas foram precisos 6.000 Kms de distância e mês e meio para conhecer o verdadeiro significado de saudade.
É realmente uma mistura de sentimentos, de distância e amor. Mas é muito mais.
É sentir a falta das minhas 2 Princesas, das suas diabruras, da presença e cheiro delas, dos problemas delas, das brincadeiras que tinhamos, de lhes dar beijos, de lhes acariciar os cabelos; é sentir a falta daqueles que me são queridos, dos seus carinhos, do seu amor, da sua presença, reconhecer como há vezes fui brusco e indelicado com eles (desculpa-me Mãe ter sido tão estúpido contigo algumas vezes), é sentir a falta dos amigos, da sua companhia, de saber que eles estão lá quando é necessário e que posso contar com eles…
Isto meus amigos é saudade. É realmente uma mistura de sentimentos, que nos toca fundo, nos põe melancólicos, que me faz questionar, por vezes, esta minha aventura aqui em Angola, mas que no fundo, bem no fundo, me dá forças para superar este período.
Não é que aqui esteja a ser mal recebido. De modo algum. Fui muito bem recebido pelos colegas e já criei grandes laços de amizades.
Mas meus caros, vocês nem imaginam o que eu pagava, neste momento, para poder dar um beijo aos meus "Velhotes" e ter ao colo as minhas Princesas…..

1 comentário:

  1. Olá, João.

    Eu compreendo esse seu estado de alma. Esse sentimento de "perda". Sim "perda". Porque, na verdade a distância faz-nos perder o "toque", o "cheiro", como o diz o João, as "arrelias" das pequenas coisas do dia a dia com as pessoas que estávamos habituados a contactar. Quando ausentes, fazem-nos falta a traquinices de todos os qua amamos, das várias formas. Então os filhos!... É um vazio muito grande. Richard Bach, nos eu livro "Não Há Longe Nem Distância" diz: "Se queres estar com teus amigos, será que não estás já lá?", tentando transmitir-nos que o pensamento, o coração não se afasta nunca, apesar da distância. E é verdade! Mas, eu também ainda não consegui perceber isso, quando se trata dos nossos entes tão queridos como, por exemplo, os filhotes...
    E, esteja seguro, que as suas "princesas" o amam e, por isso, o compreendem. Elas também sentem saudades mas sabem, igualmente, que o Pai as ama.
    Resta-me dizer-lhe que o compreendo muito bem e deixar-lhe um abraço amigo.
    A. Vaz

    ResponderEliminar